segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A tática da desinformação que deforma as opiniões

como-enganar-desinformar

Imagem obtida em: http://nucleopiratininga.org.br/imprensa-e-jornalismo-nada-a-ver-a-desinformacao-como-tatica/

Conversando com um motorista de táxi, na cidade do Rio de Janeiro, foi possível perceber a falta de convicção na escolha dos candidatos, mesmo para presidência ou governo do estado. E olha que, normalmente, os motoristas de táxi são as pessoas mais bem informadas que conheço.

Parece que neste ano a regra não vale. Nem para os profissionais dessa área e, pelo que percebo, nem para as demais pessoas, independente da área em que atuem profissionalmente.

Há uma exceção a ser considerada...

Falo dos militantes de carteirinha, que são aficionados e, normalmente, grosseiros em suas opiniões e manifestações. Com certeza eles não gostam de qualquer pessoa que ouse pensar; principalmente se pensarem diferentemente deles.

Pelas notícias que andam pelos jornais até a candidata a presidente, pelo PT, vem adotando esse mesmo tipo de atitude. Ou não aceita que pensem diferente dela ou é causadora de manchetes com claro intuito de desinformar (conheça a opinião da profissional Eliana Resende em “Desinformação como tática midiática”).

Sem dúvida essa é uma maneira inteligente (e muito cruel) de adestrar um povo, dando-lhes uma educação pobre e distorcida, além de destruir qualquer critério de valor.

Muito triste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário